top of page

Você sabe o que é Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional?


A Síndrome de Burnout é uma síndrome desencadeada pelo estresse crônico do trabalho, resultante do excesso de atividade profissional, esgotamento físico e mental, tendo como sintomas a perda de interesse total pelo trabalho, a ansiedade e a depressão.


Sendo assim, colaboradores que são diagnosticados com esta síndrome, podem ser afastados do trabalho, com todos os direitos vigentes na legislação trabalhista, pois é reconhecida como uma doença ocupacional.


Cabe às empresas a responsabilidade em reparar os danos e a implementar ações para prevenção. No entanto, o maior interessado em evitar esta doença, são os profissionais.

O preço de um afastamento por doença, é muito maior que o prejuízo financeiro, passando por problemas emocionais e atraso ou destruição da carreira. Estas consequências não afetam somente o profissional, mas também sua família.


Então, o que você pode fazer para prevenir?


- Investir no autoconhecimento e autodesenvolvimento, definindo objetivos pessoais e profissionais – melhor performance em todas as áreas da vida;


- Fazer atividades que tragam prazer: se dê o direito de fazer aquilo que mais gosta, pelo menos uma vez na semana;


- Praticar atividade física: libera o hormônio da endorfina e serotonina, aumentando a sensação de bem-estar e felicidade, e consequentemente, a performance no trabalho;


- Mantenha uma alimentação leve e saudável;


- Se precisar de ajuda profissional, procure!


Colocando em prática estas dicas, certamente seu desempenho no trabalho será muito melhor, e se a empresa não respeitar seus limites, você estará preparado para tomar as melhores decisões para a sua vida e sua carreira.


Siga-nos em nossas rede sociais: @studiowearefitness

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page